segunda-feira, 30 de abril de 2012

ALIMENTAÇÃO (MERENDA) ESCOLAR FOI ESTOPIM PARA A SAÍDA DE JUCA CASTRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



Carlos Alberto Amorim Caldas[i]
[i] Psicólogo, mestre em educação UFPA.


A PREFEITURA MUNICPAL DE CAMETÁ (PMC), em seu programa de sábado (07/04) na TV Tocantina, argumenta que a responsabilidade pelo atraso na merenda escolar é do MEC (Ministério da Educação), pois segundo argumenta a PMC – que não tem secretário de educação desde que JUCA CASTRO caiu devido a problemas com a alimentação escolar – não sabia qual o valor dos repasses anuais do MEC para esta prefeitura e daí não tinham base para fazer o cálculos.
Estamos todos cansados de saber que os repasses do Governo Federal são feitos com bases em estatísticas que o município encaminha aos ministérios/governo federal. Neste caso particular a PMC saberia, pelo senso escolar, em que números poderia se planejar para a licitação da merenda para as crianças cametaenses.
Até onde estou sabendo, a crise se agravou por falta de prestação de contas da merenda escolar junto ao MEC, quando o JUCA CASTRO era secretário.
Fui informado que houve, em 2011, a Conferência Municipal de Assistência Social; e já não havia merenda escolar regular nas escolas. O então secretário municipal de educação passou de relance na abertura da conferência e disse que os problemas de prestação de contas eram do governo passado, esquecendo-se que o governo passado eram os mesmos – pois foram reeleitos!
Daí quando o ex-secretário Juca ficou sabendo que uma assistente social que veio de Belém para a Conferência lhe procurou para esclarecer as desculpas que ele havia dado e não o encontrou , enfatizou isso que acabo de escrever: quem não prestou contas foi o mesmo governo que aí está. Juca foi ter com a Assistente Social da SEMAS que era responsável pela organização da referida conferência dizendo-lhe “como trazia uma ‘petista’ enrustida para a conferência que o munícipio organizava”!
Disseram-me ainda que depois de atacar a moça, o ex-secretário se dirige ao prefeito para relatar sua versão. O prefeito então lhe devolve: “Te vira. Criaste problemas, então os resolve.” Foi aí que ele foi a Brasília, levando consigo – a contragosto – o vice-prefeito.
Como desfecho, Juca nem só não resolveu nada como foi exonerado do cargo de secretário e parece que daqui a oitenta dias finalmente os estudantes da rede pública em Cametá vão voltar a ter merenda regular. Mas, o MEC não tem nada a ver com a “sucupirangens” daqui. Os repasses são feitos dentro das normas!

Um comentário:

  1. Vergonha, esses caras deveriam ser presos, Esses recursos são muito importantes, pois a merenda não pode ser interrompida.

    ResponderExcluir