sábado, 17 de março de 2012

Controle da gestão pública será tema de Conferência em Cametá

Acontece no dia 31 de março, no auditório do Campus Universitário do Tocantins, a 1ª Conferência livre sobre Transparência e Controle Social no município de Cametá. Com o tema:a sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, o evento tem  como objetivo principal a promoção da transparência pública e estímulo à participação da sociedade cametaense no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático, que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.
De acordo com a comissão organizadora, quatro eixos temáticos serão discutidos. São eles: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
O evento servirá para definir as propostas que serão encaminhadas para a etapa nacional da conferência, em Brasília.
Sobre as Conferências Municipais e Conferências Livres
De acordo com o “Manual Metodológico das Conferências Municipais/Regionais”, disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), as conferências municipais deveriam ser convocadas pelos próprios gestores municipais. Em Cametá, o gestor municipal não convocou a sociedade, por isso não foi possível eleger delegados e encaminham propostas às conferências estaduais.
Já as conferências livres complementam as conferências municipais e estaduais, “tendo por objetivo potencializar a participação da sociedade nas discussões relacionadas à Conferência”. Elas não elegem delegados, mas encaminham até 10 propostas diretamente à Coordenação-Executiva Nacional, que as consolidará para a Etapa Nacional da 1ª Consocial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário